Novamente venho falar sobre os rituais e hábitos que venho colecionando e que estão me ajudando a alcançar o sucesso. Seguindo a filosofia de só ensinar o que eu ponho em prática, o que eu domino, quero falar hoje do meu hábito de escrever um diário.

Já falei sobre o 5 minutes journal e sobre o review semanal em posts anteriores nesta coleção para qual dou o nome “Seja melhor de propósito”.

Curiosamente estou compartilhando primeiro os meus hábitos relacionados à escrita e reflexão. Talvez estes sejam os que mais fazem diferença, mas isso fica para uma oportunidade futura. Também é curioso que tenha escrito sobre a prática do Five Minutes Journal antes dessa, já que escrever no meu diário é ainda mais antigo.

Descobri isso através do Leo Babauta, criador do Zen Habits. Em alguma de suas publicações ele fala sobre o seu hábito de escrever 3 folhas em um caderno diáriamente, pela manhã, como um ato de reflexão. Decidi dar uma chance na minha vida para isso e gostei. Lá se vão anos escrevendo em meu diário. Meu motivo para continuar é exatamente o mesmo que o Leo Babauta cita como benefício do hábito: acalmar a mente e refletir sobre si.

Eu não consigo escrever 3 páginas. Já me forcei a isso mas o tempo que consome me impedia de seguir. Digamos que eu demore 10min para escrever uma página. Em muitos dias não consigo dedicar 30min da minha manhã só para a reflexão e, em outros, não tenho paciência mesmo. Acordo com a cabeça já fervilhando. Me sentia improdutivo e repetitivo. Acabei reduzindo para 1 página. 10min escrevendo o meu diário e mais 5 minutos para responder as perguntas do Journal. Desde o início me mantive em uma página. E tenho certeza que esse foi o segredo para ainda estar escrevendo.

Escrevo sobre tudo. Os assuntos variam diáriamente de acordo com o que é mais importante para aquele momento. Escrevo sobre:

Escrever uma página não é regra. As vezes tenho coisa demais na cabeça e quero descarregar, ou quero aprofundar algum ponto que estou refletindo. Nesses momentos escrevo sem freio! E são sempre benéficas essas reflexões.

Desde o início do ano passado estava querendo melhorar minha escrita na lingua inglesa. E aí adicionei esse desafio. Além de fazer a reflexão, escrevendo 1 página por dia, ainda escrevo em inglês. Treino minha mente para pensar em inglês e a minha escrita.

Uma coisa que nunca faço é reler os dias anteriores. Encaro o diário como se estivesse em uma consulta com um psicólogo. Não quero o registro do que aconteceu. Quero ter as reflexões e seguir melhor em minha vida.

E se isso parece interessante, recomendo que também experimente. É muito simples, qualquer pedaço de papel serve para dar início. E se esse novo hábito mudar sua perspectiva sobre sua vida me avise. Estou bem presente no meu Instagram em @opedromarins.